IRB lança ferramenta de relacionamento e conclama Congresso Mundial

O Instituto Rui Barbosa (IRB) realizou Assembleia Geral, nesta quarta-feira, 5/8, dentro da programação do IV Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Fortaleza (CE). O Presidente da entidade, o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Sebastião Helvecio, apresentou realizações de sua gestão durante o primeiro semestre deste ano, lançou um sistema informatizado de relacionamento, e propôs a realização de um congresso mundial no ano que vem.

Durante a Assembleia, foi apresentada pela Diretora de Tecnologia da Informação do TCEMG, Cristiana Andrade, a Central de Relacionamento do IRB (CRIRB), uma ferramenta de tecnologia que tem o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento aos associados, parceiros e cidadãos. O CRIRB foi desenvolvido a pedido da Presidente do TCEMG, Conselheira Adriene Andrade, que também coordena pela Comitê de Comunicação do Instituto Rui Barbosa. Cristiana mostrou o funcionamento do CRIRB, que já está disponível no portal da instituição, e lembrou que, ao longo do tempo, o sistema colecionará uma gama de informações para gerar conhecimento e apoiar a gestão. Ao final da palestra, vários representantes de TCs aprovaram e elogiaram a nova central.

O Conselheiro Sebastião Helvecio, que também é Vice-Presidente do TCEMG e será o próximo   dirigente da Corte mineira, aproveitou a reunião para lançar o desafio aos colegas de realizar o I Congresso Mundial de Controle e Avaliação de Políticas Públicas. A iniciativa do Presidente do IRB, que pretende concretizar a ideia em maio do próximo ano, foi prontamente aprovada pelos associados presentes.

Em setembro deste ano, o IRB e o TCEMG já promovem um outro evento internacional: o Encontro dos Tribunais de Contas de Língua Portuguesa para Desenvolvimento e Educação, em Belo Horizonte (MG), entre os dias primeiro e cinco. Destinado a servidores técnicos desses tribunais, o encontro fará o intercâmbio de experiências em busca da modernização e do aperfeiçoamento dos órgãos de fiscalização. O ideia de se promover o evento surgiu diante do diagnóstico de qualidade e agilidade dos Tribunais de Contas, realizado pela Atricon, e o exitoso trabalho de treinamento na ferramenta SAI-PMF, desenvolvido, em maio, pelo TCE mineiro.

O Presidente do Instituto destacou como feitos dos primeiros meses de sua administração a harmonização de normas de auditoria estaduais, nacionais e internacionais; o treinamento dado a servidores sobre a ferramenta de avaliação de organizações SAI-PMF, a instalação do escritório do IRB em Brasília; a articulação entre TCs para deflagar auditorias coordenadas e construir indicadores de governança; entre outros.

O IV Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, cujo tema central debateu “o papel dos Tribunais de Contas frente às demandas sociais”, foi uma parceria entre o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e o Colégio dos Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas (CCOR).