Atricon no caminho certo!

Se estiveres no caminho certo, avança; se estiveres no errado, recua. Lao-Tsé

A Atricon vive um dos momentos mais significativos de sua vida institucional e, não por coincidência, exatamente na quadra histórica em que completa sua maioridade.

 A eleição para a nova Diretoria  que acontecerá no XXVII Congresso de Vitória/ES é um dos principais legados da atual gestão e uma prova de amadurecimento institucional. Esse processo eleitoral consolida um ambiente democrático transparente, plural e dialético, especialmente a partir da pioneira aprovação de regras eleitorais igualitárias, de modo a propiciar legitimamente a qualquer associado o direito de concorrer à sua Diretoria.

 Os consensos, especialmente aqueles que não estão alicerçados em profunda identidade de propósitos, nem sempre são as melhores soluções. Com o tempo, dissonâncias fundamentais, antes acobertadas por uma pseudounidade acabam aflorando, gerando verdadeiras entropias institucionais, que podem, estas sim, levar a retrocessos imensuráveis. A possibilidade de um debate de conteúdos que leve em conta as ações pretéritas da Entidade e dos candidatos, como também os compromissos firmados com o futuro, tudo isso num ambiente de respeito e imune às  idiossincrasias e divergências pessoais, deve ser motivo de comemoração para todos nós que pertencemos à Atricon e aos Tribunais de Contas.

É com essa firme convicção que apresento formalmente aos caríssimos colegas Conselheiros e Substitutos, para a devida reflexão e avaliação racional e democrática, a minha candidatura à Presidência da Entidade, para o período 2014-2015, e a relação de todos os integrantes da Chapa “ATRICON NO CAMINHO CERTO”, composta por associados de origem plural,  dotados de experiências e conhecimentos multidisciplinares e reconhecidos pela efetiva participação e compromisso com a causa do Controle Externo e com os rumos delineados em nosso Plano Estratégico, aprovado democraticamente na histórica e profícua gestão do Conselheiro Antônio Joaquim (ver composição completa abaixo).

Por fim, ao tempo em que registro meu profundo respeito por todos os integrantes da Chapa concorrente, liderada, legitimamente, pelo prezado Conselheiro Júlio Pinheiro, ratifico os meus compromissos já externados na Carta:  Candidatura e reflexões sobre a Atricon“, publicada no site da Entidade, em 02/10/2013 (leia texto completo AQUI).

Não tenho dúvidas de que o combustível democrático que nos move neste momento histórico,  aliado aos fortes ventos republicanos que sopram em todos os rincões de nosso grande País — exigindo instituições que ajudem a melhorar a qualidade da gestão, equilibrando crescimento econômico e sustentabilidade ambiental, a estancar a corrupção e a melhorar a vida do cidadão —, revelam o CAMINHO CERTO, que deve continuar sendo trilhado por nós. Por esse caminho continuaremos avançando e percorrendo com tenacidade as seguintes estações:

 –    Consolidação do Sistema Tribunais de Contas!

–    Valorização dos seus membros, de suas prerrogativas e do diálogo interno!

–    Legitimação social dos Tribunais de Contas!

–    Diálogo e parcerias com todas as entidades e instituições sobre temas relacionados ao controle e à gestão pública!

–    Harmonia total com o Instituto Rui Barbosa – IRB!

Mais uma vez, recebam meu fraterno abraço,

Até Vitória!

Valdecir Fernandes Pascoal

CHAPA “ATRICON NO CAMINHO CERTO”

(clique AQUI e conheça os membros da chapa)

Leave a Reply