Equipes do TCM-CE já percorreram mais de 20 mil km promovendo Controle Social

O Tribunal de Contas dos Municípios  do Ceará (TCM) iniciou em abril deste ano a execução do programa denominado de “Encontros da Cidadania: O Controle Social em suas mãos” projetado para a realização de 15 eventos nos 184 municípios do Estado , nos quais são abordados temas como Transparência e Controle Social, Educação, Saúde, Assistência Social, Criança e Adolescente, Meio Ambiente, Arrecadação de Tributos Municipais, Consórcios Públicos, Convênios, Controle Interno, Prestação de Contas, Estrutura Administrativa, Atos de Pessoal e Obras Públicas.

“A filosofia que estamos disseminando nessa verdadeira peregrinação”, explica o presidente do TCM-CE, Francisco Aguiar, “é no sentido de fazer os cidadãos compreender a importância de acompanhar os atos praticados pelos gestores municipais, além de transmitir conhecimentos especializados e atualizados junto aos administradores públicos”. Nessa tarefa as equipes do Tribunal já percorreram mais de 20 mil km do território cearense, contabilidade que inclui os serviços de logística que antecedem cada reunião.

Nos dez encontros regionais realizados até agora foi possível registrar a presença de pelo menos sete mil pessoas, público que deverá subir a 10 mil participantes quando for concluído em dezembro o ciclo de eventos projetados para 2013.  Com o propósito de facilitar a mobilização e envolver a sociedade civil o TCM/CE acertou parceria com a Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão – ACERT, disseminando, via emissoras de rádio, em todas as regiões cearenses, o convite à participação das populações locais. Nas áreas geográficas em que serão realizados os encontros são veiculados nos três dias em que antecedem cada evento “spots” gravados pelo próprio presidente do órgão convidando e estimulando o comparecimento. Ao todo serão cerca de 4.700 “spots” veiculados.

O TCM-Ceará congrega parceiros institucionais como a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará/Universidade do Parlamento Cearense, a Ouvidoria Geral do Ministério Público Estadual, a Secretaria de Planejamento e Gestão/Escola de Gestão Pública, a Secretaria Estadual das Cidades/Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará, a Secretaria da Fazenda do Estado/Núcleo de Educação Fiscal e o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará.

Leave a Reply