Jurisprudência da Crise

Brasília (DF), 30 de abril de 2020.

Estamos diante de uma crise sem precedentes – em que tudo é absolutamente novo para todos – e toda informação é absolutamente valiosa. Por isto, a Atricon está reunindo, nesta página, documentos técnicos produzidos pelo Sistema Tribunais de Contas do Brasil, também pelas entidades que congregam os membros dessas Cortes. São diretrizes, editadas para nortear as próprias ações; cartilhas e notas técnicas, produzidas para orientar os jurisdicionados; notas públicas, redigidas para esclarecer e informar a sociedade; enfim, é o resultado de um esforço coletivo para reduzir os impactos negativos que a pandemia da COVID-19 tem provocado na administração pública.

Este espaço está inacabado. É uma construção inspirada no processo de aperfeiçoamento, que tem coordenado as ações do Sistema Tribunais de Contas. Mais ainda, está galgado no espírito de união, que tem nos fortalecido enquanto instituições republicanas.

A página é de todos. Vamos construí-la, juntos! Acredito que muito do que foi produzido ainda não está aqui; portanto, muito bem-vindas serão as colaborações (documentos ausentes – e/ou novos – deverão ser encaminhados por e-mail: comunicacao@atricon.org.br).

Fábio Túlio Filgueiras Nogueira
Presidente

__________________________________________________________________________________________________________

  – ‘Painel COVID-19’ – A ferramenta do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo permite ao usuário acompanhar on-line a utilização dos recursos no combate à pandemia.

 

 RETORNO GRADUAL DAS ATIVIDADES DO TCE-PB EM TEMPOS DE COVID-19 –  Orientações em eBook.

 

 O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) tem em seu Portal um espaço exclusivo – um hotsite –, no qual estão reunidas, em forma de notícias, medidas legislativas, relatórios de auditorias, notas técnicas, boletins normativos e informativos e eventos, diversas iniciativas do Tribunal e da Escola de Gestão e Contas referentes ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. Ali também será possível tomar conhecimento das ações de fiscalização e controle externo promovidas por esta Corte de Contas em relação às medidas adotadas pela gestão municipal neste período em que vigora no município o estado de emergência, bem como os gastos despendidos para isso.

 

 A cartilha foi elaborada pela força tarefa COVID-19, instituída por meio da Ordem de Serviço nº 4 e 6/2020 da Secretária de Controle Externo, visando orientar as condutas dos gestores públicos em momento de pandemia, observando os parâmetros legais federais e estaduais vigentes.

 

 O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lança nesta terça-feira (02), o hotsite “Todos Por Todos Contra a Covid-19“, ferramenta exclusiva que reúne informações, orientações e as fiscalizações realizadas pelo órgão de controle externo referente ao novo coronavírus.

 

 Uma Iniciativa do Instituto Rui Barbosa (IRB) reúne endereços de Hot Sites dos Tribunais de Contas do Brasil – portais virtuais que têm o propósito de divulgar de forma clara e acessível informações de interesse de jurisdicionados, servidores públicos e demais cidadãos quanto a decisões e orientações relativas ao enfrentamento da Covid-19.

 

 Tome Conta – Especial TCE-PE: Diante do cenário de pandemia da Covid-19, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco atuará permanentemente no sentido de prestar orientações aos gestores e fornecer informações atualizadas ao público sobre suas ações.

 

Painel COVID-19 – TCMRJ – O painel é uma ferramenta interativa de Business Inteligence que reúne informações de diversas bases de dados e as consolida de modo que, visualmente, a informação esteja mais clara e amigável para o usuário. No caso específico, foi desenvolvido para a reunião de informações de termos e empenhos referentes à COVID-19.

 

 Painel da Saúde – TCE-SP – O Painel da Saúde – Hospitais tem como objetivo apresentar, de forma simples e de fácil entendimento, um panorama da assistência prestada pelos estabelecimentos de saúde próprios, estaduais e municipais. Também fazem parte do painel os hospitais administrados pela Prefeitura Municipal de São Paulo que atuam de forma articulada e integrada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

 

 Orientação Técnica – DICOP (TCE-AM) – Contratação de Obras e Serviços de Engenharia Emergenciais.

 

 Nota Técnica Nº 01/2020 – O TCE-AM orienta jurisdicionados quanto ao descarte de resíduos sólidos, em especial dos Serviços de Saúde, durante a pandemia.

 

Cartilha Atuação em Calamidade Pública (TCE-CE) – Orienta gestores públicos e a sociedade sobre a atuação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará diante do atual cenário de calamidade causado pela pandemia do Coronavírus (Covid-19).

 

Orientação Técnica do TCE-AM – Nota com Orientação Técnica nº (01/2020), sobre condutas que devem ser adotadas pelas prefeituras em relação aos contratos temporários de professores, tendo em vista a suspensão das aulas motivadas pela pandemia da Covid-19.

 

Programa Coopera – TCU – Programa especial de atuação no enfrentamento à crise da COVID-19.

 

https://www.tce.ce.gov.br/ouvidoria/atuacao-publica-em-periodo-de-calamidade

 

 

Cartilha da Merenda Escolar (TCE-PE) – BOAS PRÁTICAS NA DISTRIBUIÇÃO DE MERENDA ESCOLAR no período de distanciamento social decorrente das ações de contenção da COVID-19: cartilha educativa para gestores públicos.

 

Cartilha do TCE-PB – MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS GESTORES MUNICIPAIS RELATIVO À EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA QUANDO APROVADO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA NO MUNICÍPIO.

 

Nota Técnica COVID-19 – TCMRJ – Nota Técnica sobre a atuação administrativa durante o período pandêmico do Coronavírus.

 

Nota Técnica – TCE-MA – Nota Técnica da Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

 

Nota Técnica do TCE-AM – Nota Técnica do TCE-AM para o enfrentamento da COVID-19.

 

 Resolução Conjunta nº 01-2020 – Atricon/Abracom/Audicon/IRB/CNPTC – Dispõe sobre diretrizes e recomendações quanto às medidas que possam ser adotadas pelos tribunais de contas, de modo uniforme e colaborativo com os demais poderes, para minimizar os efeitos internos e externos decorrentes do coronavírus (COVID-19).

 

  Nota Pública Conjunta – Atricon/Abracom/Audicon/CNPTC/IRB –  Informações sobre a atuação das entidades nacionais representativas do sistema tribunais de contas, em conjunto com os presidentes e demais membros, no intuito de colaborar com seus jurisdicionados e com os demais poderes no enfrentamento dos efeitos internos e externos decorrentes do coronavírus (COVID19).

 

Nota Técnica CTE-IRB 01_2020 – Sugestões e recomendações aos Tribunais de Contas brasileiros para mitigar os impactos negativos gerados pela pandemia da Covid-19 na educação.

 

 

Nota Técnica ANTC – Orientações emitidas pelos Tribunais de Contas durante o período de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPIN). Função pedagógica exercida por meio da simplificação do rito processual de Consulta a partir da redução de prazos para instrução e julgamento, com vistas a alcançar a segurança jurídica, vinculando agentes controladores e controlados às respostas colegiadamente ofertadas pela instituição, fazendo prejulgamento das teses, mas não do caso concreto, nos termos do art. 30 da LINDB.

 

 

PORTARIA nº 05-2020 – CNPTC – Comissão 05

PORTARIA nº 04-2020 -CNPTC – Comissão 4

PORTARIA nº 03-2020 – CNPTC – Comissão 3

PORTARIA nº 02-2020 – CNPTC – Comissão 2

PORTARIA nº 01-2020 – CNPTC – Comissão 01