TCE-RO dá início ao Seminário Abrindo as Contas na próxima segunda-feira no Teatro Palácio das Artes Rondônia

TCE-RO dá início ao Seminário Abrindo as Contas na próxima segunda-feira no Teatro Palácio das Artes Rondônia

O Seminário Abrindo as Contas – Regras e Orientações para Gestores Públicos Municipais em Início de Mandato, uma realização do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), terá em sua abertura, na próxima segunda-feira (20), no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, em Porto Velho, uma programação especial para os participantes.

Além da solenidade de abertura, que será realizada a partir das 8 horas com a presença de autoridades estaduais, será ministrada palestra magna, intitulada “Os Desafios dos Novos Gestores em Tempos de Crise”, com o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE).

Já à tarde a programação especial do evento tem continuidade com a palestra “Desafios para a Concretização dos Planos Municipais de Educação”, a ser apresentada pelo conselheiro Cezar Miola (TCE-RS).

Encerrando o primeiro dia, o conselheiro Edilson de Sousa, presidente do TCE-RO, abordará aos participantes do seminário ações pedagógicas em andamento no Tribunal de Contas, com apresentação ainda de ferramentas de auxílio aos administradores públicos municipais rondonienses.

No dia 21 (terça-feira) pela manhã, também no Teatro Estadual, os expositores Regina Lemos de Andrade e Edércio Marques Bento, ambos do Ministério do Planejamento, abordarão o tema “Transferência Voluntária de Recursos da União”.

Já a partir da tarde do dia 21 e até o dia 24 de março, serão realizadas as oficinas temáticas do Abrindo as Contas nas instalações do Centro Universitário São Lucas, situado na rua Alexandre Guimarães, nº 1.927, no bairro Areal.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o seminário são gratuitas e só podem ser feitas eletronicamente, pela internet, na página da Escola Superior de Contas.

No ato da inscrição é preciso estar atento à programação do evento, a fim de que não haja conflito de data e horário das oficinas. É que, para melhor assimilação dos conhecimentos e ampliar a oferta de capacitação, a programação contempla várias oficinas em dias e horários distintos.

Outro ponto importante: para ampliar o número de capacitandos, a organização dividiu a maioria das oficinas em turmas, mas o conteúdo será o mesmo. Assim quem se inscreveu na turma 1 de determinada oficina deve ficar atento para não se inscrever para a turma 2 da mesma oficina, uma vez que o conteúdo é idêntico. Nesse caso, uma alternativa é se inscrever em outra oficina/turma.

O evento, que conta com o apoio do Ministério Público de Contas (MPC-RO), da Associação Rondoniense de Municípios (Arom) e da União das Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver), é destinado a agentes públicos municipais, como prefeitos, vereadores, secretários municipais, assessores jurídicos, procuradores, contadores, controladores internos e demais servidores.

Compartilhe!