Nutrólogo paraibano lança livro esta quinta-feira no Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE-PB

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, por meio do Centro Cultural Ariano Suassuna, será palco, nesta quinta-feira (16), às 19h30, do lançamento do livro “Terapia Nutrológica para Autistas”, de autoria do médico paraibano Alexander L. Gomes de Azevedo. Haverá palestra sobre o tema, debate com os presentes e sessão de autógrafos.

O evento tem o comando do diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna, Flávio Sátiro Filho, com o apoio e participação de duas importantes instituições de apoio ao autista no Estado: Associação de Pais e Amigos do Autista da Paraíba (AMA) e da Associação Paraibana de Autismo (APA).

 Natural de Campina Grande e hoje radicado em São Paulo, o médico Alexander de Azevedo tem se dedicado, “de forma intensa”, como ele próprio revela, ao estudo e pesquisas sobre o autismo no Brasil.

Estima-se, segundo ele, que no país existam atualmente mais de dois milhões  de pessoas apresentando o chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA). A grande maioria não tem um tratamento adequado ou não é tratada, “pois além de ser um tratamento caro, ainda existem poucos profissionais que trabalham com esse transtorno”, observa.

O autor entende que o tratamento de qualquer doença deve ter como base a nutrição, compreensão que o levou a lançar, em 2016, o projeto “Brasil Nutrido”, objetivando a erradicação de anemia em crianças, principalmente as mais carentes, que estão em situação de vulnerabilidade social e nutricional.

 Os resultados projeto, e uma série de outros acontecimentos profissionais, terminaram por aproximá-lo do público autista, o permitindo observar hábitos alimentares peculiares e monótonos, sem diversificação, capazes de  levar não apenas a anemia por deficiência de ferro, como também a deficiência de outros minerais, de vitaminas e de Ômega-3.

 O médico revela que pesquisas bibliográficas lhe abriram o horizonte para sua contribuição profissional sobre como utilizar, embasado em evidências científicas, os melhores tratamentos nutricionais do mundo para melhorar a saúde, os sintomas e a qualidade de vida dessa população.

 “Dá para melhorar, e muito, os sintomas e qualidade de vida do autista com uma terapia nutrológica completa, associada a uma terapêutica comportamental, nutrológica e medicamentosa (quando necessário)”, assegura.

 Perfil

 ALEXANDER L. GOMES DE AZEVEDO – Natural de Campina Grande, é Doutor em Ciências Biomédicas pela IUNIR – AR, Pós-Doutor em Investigação e Docência Universitária (UNIR-Argentina), Pós-graduado em Medicina Estética pela Universidade John F. Kennedy – Argentina, Pós-graduado em Saúde de Família pela Universidade de São Paulo (USP), autor de 7 livros, entre os quais “As 11 dietas mais famosas do mundo”, “A dieta antiinflamatória”, “Pais inteligentes, filhos saudáveis” e “Método 3D para o emagrecimento & Qualidade de Vida”.

Serviço:

Lançamento do livro

TERAPIA NUTROLÓGICA PARA AUTISTAS

ENTRADA FRANCA

DATA: 16 de janeiro às 19h30

Local: Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

Centro Cultural Ariano Suassuna – Rua Professor Geraldo Von Sosten, 147, Jaguaribe – João Pessoa PB

Informações: (83) 3208-3546

ASCOM TCE-PB

Compartilhe!