Conselheira Soraia Victor representa a Atricon em Fórum sobre Os Desafios do Plano Nacional de Educação

Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos e de cada um”. Este é o tema do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que está acontecendo entre os dias 8 e 11 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Reunindo um público de 1.500 participantes, o encontro tem como meta pautar os três anos do PNE e os principais desafios para a implementação e o cumprimento de suas metas e estratégias; as políticas e programas do Governo Federal; importância das ações intersetoriais para a promoção do direito de aprender; os desafios relacionados à oferta da educação como direito; o pacto federativo; os entraves legais que os municípios enfrentam ao longo das gestões, dentre outros.

São quatro dias de conferências, palestras, mesas-redondas, salas temáticas e visitas às salas de atendimento governamental e aos estandes. Dentre as exposições, uma chamou bem a atenção do público: a mesa-redonda com o tema “O desafio da oferta da educação como direito humano e os entraves legais”, com palestra da conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Soraia Victor, representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A exposição foi realizada juntamente com o secretário de Controle Externo do TCU no Ceará, Jefferson Pinheiro, e a diretora executiva da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz. A mediação ficou a cargo da presidente da Undime em Minas Gerais, Andreia Pereira da Silva.

De iniciativa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, o evento reúne dirigentes e educadores de todo o País. Na ocasião, será eleita a nova diretoria executiva e o novo conselho fiscal para o biênio 2017/2019.

Confira a programação completa do evento na página eletrônica do 16º Fórum.