Comissão da Atricon está no TCE-GO

Grupo composto por representantes dos Tribunais de Contas vai validar itens de autoavaliação da Corte de Contas Goiana

Entre os dias 9 e 11 de outubro, representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) estarão em Goiânia para avaliar as atividades do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). Os visitantes integram a comissão de Garantia de Qualidade da Atricon, grupo encarregado da verificação de itens do Questionário de Autoavaliação respondido pelo TCE-GO.

A comissão é composta pelos conselheiros Arthur Paredes Cunha Lima (TCE-PB) e Itacir Todero (TCE-CE), e pelo auditor José Luciano de Souza Andrade (TCE-PB). O grupo começou os trabalhos pela manhã visitando o gabinete da presidência, a Secretaria de Controle Externo e o Instituto Leopoldo de Bulhões. A conselheira do TCE-GO Carla Santillo, a diretora de Planejamento Gleice de Mello Prates e os secretários Administrativo e de Controle Externo Cássio Rezende e Adriana Moraes acompanharam os membros da comissão.

Após a visita, Paredes elogiou a corte. “Pudemos notar que o TCE-GO está avançando e que a equipe está comprometida com o constante aprimoramento”, disse. Depois, o grupo se reuniou para analisar as evidências elencadas pelo Tribunal, sendo que os primeiros itens em cheque são relativos à Secretaria de Controle Externo. Caso haja necessidade, os responsáveis pelos setores poderão ser convocados para explicar as evidências e esclarecer dúvidas.

A vistoria em curso faz parte do Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), índice estabelecido pela Atricon no intuito de fortalecer o sistema nacional de controle externo e contribuir para que os TCs atuem de maneira harmônica e uniforme, aprimorando a qualidade e agilidade das auditorias e dos julgamentos. O objetivo é valorizar o controle social e oferecer serviços de excelência a partir de um padrão de fácil verificação e confirmação. A ferramenta é parte do Projeto Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC) e viabiliza medir o desempenho dos TCs comparativamente às boas práticas internacionais e diretrizes estabelecidas pela Atricon.